Laboratório de Informática Educativa
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sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um ensino novo para uma nova geração

"Eles chegam achando que mexer com internet e tecnologia é só entretenimento. Aqui mostramos que é uma fonte rica de informação, estímulos e criação", Francine Thomaz, professora de geografia

Um ensino novo para uma nova geração

A sociedade mudou, e as crianças também. Plugada na tecnologia, a nova geração está mais ativa, rápida e informada. Percorra uma escola que inovou na metodologia de ensino e acolheu esses jovens ávidos por novas formas de aprendizado.
Recentemente a avó de Letícia Fornaciari Fernandes, 12 anos, montou uma loja de roupas em São Paulo. Para ajudá-la nos negócios, a neta mostrou-lhe seu caderno escolar a pedido do pai. "Comecei a falar como funcionava uma empresa, expliquei sobre a importância de ter o capital necessário e de fazer uma boa propaganda. Mas ela não deu muita bola", conta a jovem, que está no 7º ano do ensino fundamental.
Muito nova para entender do assunto? Nem tanto. Letícia estuda na escola Germinare, que oferece, entre outras disciplinas, a de empreendedorismo. Localizada em São Paulo, a instituição de ensino é gratuita e foi criada em 2009 pelo Grupo JBS, especializado em carnes e laticínios, que decidiu investir em um projeto social próprio. "A ideia era desenvolver um espaço educacional que, além de ensinar as disciplinas tradicionais, trouxesse uma qualificação profissional dinâmica, criativa e inovadora", fala a administradora de empresas Daniela Loureiro, presidente do Instituto Germinare, braço social da holding, de São Paulo.
Atualmente, de um total de 360 alunos, cerca de 70% vêm das escolas públicas (o restante de particulares - porém de baixo custo e, geralmente, com pouca excelência no ensino). "Nosso objetivo é dar oportunidade às crianças de desenvolverem todo seu potencial e assim chegarem mais perto de um futuro promissor - entrar numa boa faculdade e ter um bom emprego", diz Maria Odete Perrone Lopes, coordenadora pedagógica da Germinare. Segundo ela, todos os alunos (que não tiveram chances de um aprendizado qualificado no passado, mas possuam algum potencial de aprendizado) podem desenvolver habilidades pessoais e intelectuais que ajudarão a encarar os desafios profissionais e coletivos. Basta que lhes sejam oferecidas as ferramentas corretas. "A informação, infinita nessa era digital, vem pronta; já o conhecimento não. Portanto, é preciso estimular as crianças a pensar sobre cada assunto discutido para que elas não se tornem parte de uma geração superficial e sem valores", afirma a diretora.


Fonte:  www.educarparacrescer.abril.com.br

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