Laboratório de Informática Educativa
e-mail: guadalupe.info.lab@gmail.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Escola Mun. Ens. Fund. Nossa Senhora de Guadalupe



Escola Mun. Ens. Fund. Nossa Senhora de Guadalupe


A escola Nossa Senhora de Guadalupe está localizada à Avenida Princesa Isabel, sem nº, no bairro do Guadalupe no município de Concórdia do Pará. No entanto, nem sempre a mesma esteve neste mesmo local. Já foi situada à Rua Caripunas, no mesmo bairro, ao lado da Igreja de Nossa Srª de Guadalupe, também no bairro Guadalupe.
A propósito, por este motivo é que se deu o nome da santa da comunidade à escola.
Segundo relatos, a referida instituição educacional, foi fundada ainda na década de 80 do século XX. No entanto, nada há de documentos como fator que comprove tal afirmação. Sendo assim, podemos afirmar que documentalmente a escola Nsa Srª de Guadalupe deu iniciou a suas atividades dentro do processo educacional, a partir de 1994. Onde, funcionava 01 (uma) turma pela manhã (1º turno) e 01 (uma) turma pelo período da tarde (3º turno) para atender os anseios da comunidade, uma vez que os moradores da mesma questionavam a distância entre o bairro e a escola mais próxima, Escola Aloysio da Costa Chaves.
Depois de alguns anos, a Prefeitura do município construiu uma nova escola, com mais espaço, estrutura física e conforto, para que os alunos, funcionários e todos aqueles que dela dependem, possuíssem um espaço mais favorável ao processo ensino-aprendizagem.
Atualmente (2012) a escola oferece o ensino fundamental (atendendo no 1º e 3º turno), contando com cerca de 750 alunos de 3º ao 9º ano, além do sistema por etapas(4º turno). Os alunos que frequentam a escola são oriundos de diversas comunidades do espaço rural e do espaço urbano. Esta por vez em sua maioria.
Para melhorar suas práticas e capacidade de assimilação pelo corpo docente, a Escola Guadalupe desenvolveu vários projetos que engrandeceram o aprendizado dos alunos, ao mesmo tempo, facilitam o processo de ensino.
Hoje no município a Escola Guadalupe se apresenta de forma mais organizada, com disciplina e com um regimento interno produzido a partir de discussões com a comunidade escolar. Contudo, a mais importante ação da escola é a renovação da esperança de todos aqueles que dela dependem ou precisam.
Portanto, esperam-se melhores dias para todos, com uma educação onde todos valorizem suas conquistas a partir da luta e trabalho coletivo. Ainda almeja-se implementar atitudes ligadas a conceitos de caráter religiosos, uma vez que o ser humano precisa trabalhar conjuntamente com a razão e a emoção, sua parte espiritual. Assim, com bastante objetividade, a escola procura se encaminhar.

0 comentários: